quinta-feira, 26 de abril de 2012

EVENTO: II Seminário Vertentes da Viola no Brasil

O QUE: organizado pelo equipe do Festival Voa Viola, o evento será um "espaço aberto de encontro para todo o público violeiro e fã de viola, no qual há troca de experiências, cantoria, mesas de debate e muita prosa. É um lugar dinâmico, de reflexão e vivência, onde os participantes das mesas trazem sua experiência na área para estimular a conversa com todos os participantes do evento"
QUANDO: 11 a 13 de Maio de 2012
ONDE: Sesc Venda Nova, Belo Horizonte (MG)

Para conferir a programação, e obter maiores informações CLIQUE AQUI

domingo, 22 de abril de 2012

EVENTO: Brasília Instrumental

O QUE: Temporada de apresentações musicais que reúne no palco diferentes artistas brasilienses. O evento está sendo produzido por Marcos e Vitor Mesquita.
QUANDO: 24, 26, 27 e 28 de Abril de 2012
ONDE: Sala Martins Pena - Teatro Nacional Cláudio Santoro
VALOR: R$ 10,00 (meia entrada)
DESTAQUE: o evento vai reunir ao longo de sua programação três diferentes violeiros: Marcos Mesquita, Aparício Ribeiro e João Alves (ADEN) com a dupla Advogado & Engenheiro; dividindo o palco com outros músicos da cidade.

Eis a programação:

sábado, 21 de abril de 2012

EVENTO: Concerto Aniversário de Brasília 2012

O QUE: Concerto da Orquestra Filarmônica de Brasília - regida pelo maestro Flávio Fonseca - com participações de Dolores Tomé, Eduardo Rangel, Ellen Oléria, Grupo Takto, Marcos Mesquita e Sandra Dualibe. Projeto: popularizando a sinfonia.
QUANDO: 22/04 às 17h
ONDE: Praça Central do Shopping Iguatemi Brasília - Lago Norte
DESTAQUE: o repertório contará com duas composições do violeiro Marcos Mesquita.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

EVENTO: Trio Madeira Brasil no Clube do Choro

O QUE: Curta temporada do Trio Madeira Brasil no Clube do Choro. O trio apresenta com instrumentos de corda (violões, viola, bandolim) um repertório instrumental de grande qualidade, e que desde sua formação - há mais de 10 anos - coleciona inúmeros prêmios. FONTE
QUANDO: 11, 12 e 13 de Abril de 2012, a partir das 21hs;
ONDE: Clube do Choro de Brasília, SDC, Bloco G, Eixo Monumental, Brasília, DF (atrás do Centro de Convenções). Tel: (61) 3224-0599;
QUANTO: R$ 10,00 (meia entrada)
DESTAQUE: O violonista Zé paulo Becker utiliza a viola caipira em alguns arranjos do Trio... vale conferir!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Viola: instrumento das mulheres

No universo predominantemente masculino da viola caipira, é de fato uma surpresa as presenças femininas que vez em quando (e, afortunadamente, cada vez mais) dão o ar da graça tratando a viola com outra pegada. Olha elas aí:

Começar com a "Dama da Viola", Helena Meirelles é obrigação! A violeira sul-matogrossense teve uma vida que virou documentário, teve sua palheta de chifre no rol dos 100 melhores instrumentistas do mundo pela revista americana Guitar Player, e é referência até hoje para violeiras e violeiros... LENDA!


Inezita é outra referência obrigatória: vestiu a viola e a música caipira como marca de sua carreira musical e defende a música caipira com tanta devoção e empenho que virou madrinha dos violeiros (e violeiras). Inezita não é apenas violeira ou cantora - é produtora, professora, apresentadora e pesquisadora... ARTISTA!


Juliana Andrade é também forte referência feminina na viola. Já tocou com grandes violeiros e além da grande destreza no instrumento, tem uma elegância que só vendo:


A cuiabana Bruna Viola, também se destacou a nível nacional sendo uma das finalistas da 1a edição do festival nacional Voa Viola. Devota de Tião Carreiro e Bambico a violeira tá consolidando sua carreira de uma forma bem profissional:


A violeira e cantora paulista Adriana Farias integra o grupo Barra da Saia (formada só por mulheres):


Lia Marat, maranhense criada em Brasília, foi "cria" da Escola de Música de Brasília. Formada em piano popular e viola caipira (professor: Roberto Corrêa), Lia integrou grupos vocais bem distintos (atualmente canta no Madrigal de Brasília). Arranjadora de primeira, trabalha a viola de um jeito bem especial:


E tem violeira até no programa Ídolos! A gaúcha Taís Picinini chegou a passar em etapas do programa... olha só:


...e tem até "orquestra":