quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Lôro e trenzinho na viola!

Eis a brilhante execução / interpretação das músicas "Lôro" (Egberto Gismonti) e "Trenzinho do Caipira" (Heitor Villa Lobos) pelo Trio Madeira Brasil, com Zé Paulo Becker na viola caipira!


2 comentários:

  1. Sinceramente não achei nada demais não. O Zé Paulo e um grande violonista e é justamente por isso que ele com uma viola na mão não é o equivalente com um violão. Ele toca viola como toca violão e ponto. Se a gente observar lá nos 3: 08 ele poderia entrar com uma tecnica de batida de viola e não o faz. Creio que ele não tem a técnica ou não era o proposito do arranjo, enfim acho que violonistas não são violeiros por mais que seja interessante vê-los manejando uma violinha. Outro exemplo significativo é o Alessandro Penezzi tocando viola: http://www.youtube.com/watch?v=1dhAaSopnLw
    Ele lança mão de uma tecnica violeira, mas não consegue se desfazer da formação de violonista (e creio que isso é impossível), não que isso seja ruim. No fim creio que uma linguagem fica empobrecida em detrimento da outra. Enfim, Salve a Viola!!!

    ResponderExcluir
  2. Sim, violonistas não são necessariamente violeiros, aliás, segundo mestres como Zé Mulato nem todos que tocam viola são "violeiros" no sentido mais abrangente da palavra. Dá uma olhada no que ele fala nesse vídeo que está no blog [Um Brasil de Viola]:

    http://youtu.be/ZsD96fZb_08

    ResponderExcluir