domingo, 20 de novembro de 2011

O sacerdócio da luthieria

Agora, por sugestão do meu aluno Edson Porto, uma postagem sobre luthieria, ou a arte de fabricar ou reparar instrumentos. Segundo o dicionário o termo luthier vem do verbete francês "luth" que significa alaúde. O termo se refere, portanto, ao profissional que fabrica ou repara instrumentos musicais de corda que possuem caixa-de-ressonância. Esses abençoados artesãos da madeira se esmeram em proporcionam aos músicos o melhor instrumento possível.
A luthieria relacionada à viola é uma arte preciosa tanto no sentido do processo de fabricação em si quanto à transmissão desse saber que atravessa gerações. Ao contrário de uma viola de loja que é fabricada num esquema de linha de montagem uma viola feita por luthier passa nas mãos de uma só pessoa, que acaba imprimindo no instrumento o seu estilo além de possibilitar instrumentos personalizados, ou seja, ao gosto do freguês. Um luthier conhece cada detalhe da viola que fabricou e se for bom no trato com a madeira e no conhecimento do instrumento pode produzir verdadeiras obras-primas do som.
Abaixo vídeos de três luthiers de viola:

Luthier João Alves de Taguatinga (DF), além de fabricar viola é violeiro bom demais, com várias músicas de sua autoria... verdadeiras pérolas! O bom mesmo é passar a tarde lá na oficina dele sempre animada e com a presença do filho Alexandre e do neto (ambos músicos)... sempre um bom papo e boa música! Minha viola titular é dele!

Luthier Luciano Queiroz de Assis (SP) também é violeiro e se destaca pela qualidade e bom acabamento de suas violas. Eu já experimentei uma dinâmica em rio-abaixo... muito bom!

Luthier Souza de Campina Grande (PB), especialista nas violas dinâmicas (nordestina), que são aquelas violas tipicas de acompanhamento de repentistas. Essas violas possuem uma "tampa" de aço na boca, por isso o timbre é bem típico. Reparem que as madeiras usadas são em sua maioria de outros países... a viola caipira só tem de brasileira mesmo é o violeiro! ...e é claro, o luthier!

3 comentários:

  1. Rápido no gatilho. Muito bom, sempre que possível vou xeretar com umas sugestões.

    Obrigado Fábio.

    ResponderExcluir
  2. Grande Edson, eu que agradeço! A luthieria é uma arte tão incrível quanto tocar o instrumento... e pra não deixar de falar sobre as boas violas de marca que estão disponíveis no mercado, dá uma olhada no processo de fabricação das violas Rozini:

    http://www.rozini.com.br/Defaultb.asp?area=3

    ...e os violeiros endorses dela:

    http://www.rozini.com.br/Defaultb.asp?area=2&id=36

    ...e olha essas violas Gianinni:

    http://www.giannini.com.br/novo/produto-lista.asp?cod_serie=6&cod_instrumento=9

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Fábio,

    Primeiramente parabéns pelo blog e pela matéria, estão incríveis.

    Em segundo (um breve texto) -> Eu sou um amante da música e fascinado pela Luthieria (lutheria) e quero muito aprender essa arte, principalmente a fabricação de Violas e Violões, contudo, o curto tempo e a falta de espaço me impedem (momentaneamente) de praticar o que já tenho visto inúmeras vezes em vídeos, tutoriais, pequenos livros e etc... portanto estou a procura de um Luthier que possa me ensinar ou, até, utilizar-se dos meus esforço em sua produção para que, ao mesmo tempo em que o ajude, aprenda.

    Gostaria muito de entrar em contato com o Dr. Souza no intuito de obter essa informação, você teria esse contato ou conheceria alguém aqui na região de João Pessoa ou Campina Grande que tenha esse interesse de ensinar?

    Obrigado pela atenção e muito sucesso para o Blog!

    ResponderExcluir