quinta-feira, 5 de abril de 2012

Viola: instrumento das mulheres

No universo predominantemente masculino da viola caipira, é de fato uma surpresa as presenças femininas que vez em quando (e, afortunadamente, cada vez mais) dão o ar da graça tratando a viola com outra pegada. Olha elas aí:

Começar com a "Dama da Viola", Helena Meirelles é obrigação! A violeira sul-matogrossense teve uma vida que virou documentário, teve sua palheta de chifre no rol dos 100 melhores instrumentistas do mundo pela revista americana Guitar Player, e é referência até hoje para violeiras e violeiros... LENDA!


Inezita é outra referência obrigatória: vestiu a viola e a música caipira como marca de sua carreira musical e defende a música caipira com tanta devoção e empenho que virou madrinha dos violeiros (e violeiras). Inezita não é apenas violeira ou cantora - é produtora, professora, apresentadora e pesquisadora... ARTISTA!


Juliana Andrade é também forte referência feminina na viola. Já tocou com grandes violeiros e além da grande destreza no instrumento, tem uma elegância que só vendo:


A cuiabana Bruna Viola, também se destacou a nível nacional sendo uma das finalistas da 1a edição do festival nacional Voa Viola. Devota de Tião Carreiro e Bambico a violeira tá consolidando sua carreira de uma forma bem profissional:


A violeira e cantora paulista Adriana Farias integra o grupo Barra da Saia (formada só por mulheres):


Lia Marat, maranhense criada em Brasília, foi "cria" da Escola de Música de Brasília. Formada em piano popular e viola caipira (professor: Roberto Corrêa), Lia integrou grupos vocais bem distintos (atualmente canta no Madrigal de Brasília). Arranjadora de primeira, trabalha a viola de um jeito bem especial:


E tem violeira até no programa Ídolos! A gaúcha Taís Picinini chegou a passar em etapas do programa... olha só:


...e tem até "orquestra":










Um comentário: