domingo, 9 de outubro de 2011

Orquestras de violas

Aproveitando a realização do primeiro ensaio da nossa Roda de Viola, vamos falar sobre as orquestras de viola. Garimpei alguns vídeos de orquestras atuantes no Brasil e vou estar postanto alguns exemplos de formações e possibilidades de repertório.
Existentes em vários estados brasileiros, as orquestras de violas são grupos formados por diferentes linhas de violas (naipes). Cada naipe é composto por, no mínimo duas pessoas que executam exatamente a mesma coisa. Juntos os diferentes naipes compõe o arranjo de uma música. Em geral os naipes dividem-se a partir do modelo tradicional de dupla caipira: solo e acompanhamento. Em muitos casos, todos ou alguns integrantes cantam a letra da música. É comum também a inserção de outros instrumentos como o violão, a sanfona e percussão. Segue alguns exemplos:

a prestigiada orquestra de Rui Torneze executa "Tango to Evora" da cantora canadense Loreena Mckennitt:

Aqui segue um trecho de um clássico da música brasileira "Asa Branca", brilhantemente entortada pela orquestra do mestre Ivan Vilela

Orquestra Revoada Pantaneira Mirim (Campo Grande - MS)
A orquestra do Prof. André Luis, além das violas, trabalha com outros instrumentos de cordas como violões, violas clássicas e violinos, e aqui faz uma bela introdução com a alternância dos berrantes:

Observem que o regente Villaça toca um baixolão (baixo acústico), e canta a primeira parte, seguido de outro integrante, seguido do coro do resto da orquestra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário