segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Roberto Corrêa à base de cordas!

A Orquestra à Base de Cordas, criada pelo músico Roberto Gnattali em 1998, é mantida pelo Conservatório de Música Popular Brasileira em Curitiba (PR). Sob a regência do maestro João Egashira, o grupo é formado por um representante de cada instrumento de corda das formações típicas presentes na música popular brasileira: violão, violão 7 cordas, cavaquinho, bandolim, violino, piano, contrabaixo e, claro, a nossa viola caipira. Quem ocupava o posto de violeiro até 2010 era Rogério Gulin (Viola Quebrada) e atualmente é ocupada por Junior Bier. A orquestra costuma homenagear um compositor arranjando para a sua formação suas músicas. Em 2009 o convidado da vez foi o violeiro de Brasília Roberto Corrêa. Segue abaixo duas músicas do Roberto potencializada pela orquestra:



2 comentários:

  1. Muito legal a idéia do Roberto Gnattali (algum parentesco com o grande Radamés?). Só que faltou a rabeca nordestina nessa orquestra ein.

    ResponderExcluir
  2. O Roberto Gnattali é sobrinho do Radamés Gnattali.
    Quanto à rabeca, é uma boa sugestão sim. Eu lembro que tinha um integrante que tocava em algumas músicas um instrumento de arco mais grave tipo uma viola da gamba, um cello, não lembro...
    Ah, esqueci de dizer: esse trabalho da Orquestra com o Roberto foi registrado em CD (o 1o da orquestra) chamado "Antiquera". Muito bom!

    ResponderExcluir